quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Justificação do nome do blogue

Este blogue foi criado no âmbito do Módulo de Ambientação, do Mestrado em Pedagogia em E-learning.

E esta é a minha estreia nos blogues... Confesso que tenho uma relação amor/ódio com estas coisas: porque se por lado atraem-me e fascinam-me por outro tornam-se viciantes e ocupam-nos demasiado tempo.
Daí o nome: aprendizagem viciante. 
Para quem dedicou toda a sua vida ao ensino a aprendizagem nunca termina, é uma necessidade, um vício que se entranha na nossa pele. Aprender para ensinar, sempre e melhor.
A minha área é a Filosofia, desculpem-me a falta de modéstia mas para quê ficar reduzido a uma área do saber quando podemos abranger o todo? Seguindo a boa tradição socrática, todos os dias tenho consciência de como sou ignorante e como me falta saber tanta coisa... por isso a aprendizagem é viciante!

Estou a começar uma nova etapa da minha vida, dedicando-me ao e-learning, porquê? porque o ano passado trabalhei num projeto do Ministério da Educação dando aulas neste sistema, sem qualquer preparação ou formação, nunca tinha sequer trabalhado numa plataforma moodle e aprendi... com muitos erros e "cabeçadas", aprendi! E como alguém disse nessa altura: primeiro estranha-se depois entranha-se. Por isso, quando acabou o ano letivo foi claro para mim que era a altura de fazer um mestrado (decisão adiada ao longo dos anos, primeiro por razões de trabalho depois familiares) mas agora era a altura certa, porque ESTA APRENDIZAGEM É VICIANTE!!!!!!