segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Bibliografia anotada

Recursos educacionais abertos



Neste e-portfólio dedicado à Inclusão a às novas tecnologias e integrado no projeto europeu SENnet são vários os aspetos focados relacionados com uma educação aberta e a inclusão de alunos com NEE (necessidades educativas especiais) para além dos aspetos focados noutros documentos desta pequena bibliografia, salientamos o esquema apresentado com os 4 R (Rever, Recombinar, Reutilizar e Redistribuir). 



Este site, de conteúdos educativos para o século XXI, fornece-nos uma visão geral do que são Recursos Educativos Abertos (REA), desde a definição do termo dada pelo Unesco em 2002, contextualiza-nos o seu surgimento e a sua disseminação, focando a importância da web 2.0 na dinamização destes recursos. 


Artigo de Costa (2012), foca os benefícios dos REA para alunos e professores. Segundo esta autora, os REA surgiram da necessidade de possibilitar o conhecimento a todos que dele necessitam. A sua utilização permite a adaptação desses materiais envolvendo alunos e criando uma perspetiva de inclusão. Para além disso, também consiste numa inclusão das TIC nos ambientes de ensino/aprendizagem. A autora foca, ainda, o caso português, aquando da utilização dos primeiros REA, pela Universidade do Minho em 2003. Foca outros exemplos de boas práticas de REA em Portugal. Destacamos um aspeto importante: dos objetivos apresentados para o futuro dos REA fica um desafio: a produção de REA pela parte dos alunos.




Este artigo explora o surgimento dos REA, justificando o seu surgimento com os desafios enfrentados pelo Ensino Superior, tratando-se estes, em si mesmos, de um desafio mas também de uma estratégia. Das vantagens apresentadas, salientamos o papel que os REA têm no processo de diluição entre as aprendizagens formais / informais e na promoção da aprendizagem ao longo da vida. Significam, pois, um acesso universal à aprendizagem. Outro dos aspetos focados são as motivações que levam as pessoas a produzirem e a partilharem material gratuitamente. Para o futuro é expectável que os REA venham a ter um grande impacto no currículo, pedagogia e avaliação.


Este slideshare de Campos (2012) expõem-nos o conceito de REA: o que é, como surgiu, como podem estes recursos serem utilizados e integrados em outras atividades, que tipos de ativos digitais podem ser encontrados, os termos da sua utilização, objetivos e exemplos de REA. Uma exposição clara, num dispositivo digital de fácil leitura e compreensão.