Bibliografia Anotada
Morgado, L. (2001). O papel
do professor em contextos de ensino online. Acedido a 27/03/15. http://www.univ-ab.pt/~lmorgado/Documentos/tutoria.pdf
Artigo publicado por Lina
Morgado, em 2001, neste artigo a autora apresenta-nos as suas reflexões sobre o
papel do professor no sistema de ensino a distância.
A autoria parte da natural
existência das novas tecnologias na nossa vida, na vida dos docentes e da sua
adaptação/fracasso/sucesso com as mesmas. Ponto essencial para Morgado: o
sucesso da educação a distância não depende unicamente da inovação no campo
tecnológico mas sobretudo da natureza pedagógica e organizacional do sistema e
este será o desafio da 3ª geração do EaD.
A aprendizagem surge neste
artigo inserida no paradigma construtivista e numa perspetiva colaborativa,
sendo esta apresentada como extremamente vantajosa. Após a apresentação de
vários modelos educativos online, conclui-se que a verdadeira chave do sucesso
centra-se na atuação do professor.
A conclusão final da autora,
muito bem fundamentada e justificada, é que se torna necessário repensar a
formação docente centrando-a, não em aspetos tecnológicos mas sim em aspetos pedagógicos.
Este é um artigo fundamental para que os docentes, habituados a um contexto
presencial, se apercebam da realidade online, nomeadamente de aspetos bem
concretos da prática online.
Barros, C. e Morais, S.
(2013). O professor no processo de ensino aprendizagem: novas tecnologias,
novos caminhos. Acedido a 27/03/15.http://www.atenas.edu.br/faculdade/arquivos/NucleoIniciacaoCiencia/REVISTAS/REVIST2013/6%20O%20PROFESSOR%20NO%20PROCESSO%20DE%20ENSINO%20APRENDIZAGEM%20NOVAS%20TECNOLOGIAS,%20NOVOS%20CAMINHOS.pdf
Neste artigo a temática do
papel do professor no ensino a distância surge como um desenvolvimento natural
da presença das novas tecnológicas na vida dos jovens. O processo de
ensino-aprendizagem terá, naturalmente, de seguir esta tendência.
No capítulo 1.3 – Educação
Online – os autores referem-se especificamente ao contexto online, justificando
que o mais importante, em qualquer contexto, na relação entre aluno/professor é
o diálogo. Os autores apresentam uma reflexão pertinente sobre a utilização das
redes sociais no ensino (uma ótima oportunidade para os docentes lançarem
discussões sobre os temas de aula). Reflexão interessante, pois os docentes até
utilizam as redes sociais só que na maior parte das vezes recusam usá-la com os
seus alunos (por privacidade?). A conclusão a que os autores chegam é que a
negação da tecnologia no meio educacional seria a negação da cultura com a qual
os alunos estão familiarizados. O que nos deixa a pensar na questão: será que
parte do insucesso escolar não se poderá explicar por este fator?